25 de agosto de 2012

Pequeno passeio por Viena

Para quem não sabe estou fazendo uma pequena viagem de 2 semanas, passando por várias cidades. Uma delas foi Viena. Sei que é muito pouco tempo para eu ter alguma opinião razoável sobre a cidade, mas posso ao menos dizer qual foi a impressão que tive.

Em primeiro lugar, nunca tinha procurado fotos da cidade em nenhum lugar. Não sabia o que esperar da arquitetura ou das atrações. Fui pelo simples prazer de viajar. Chegando lá, a primeira coisa que pensei foi: será que vim para Roma no lugar de Viena e ninguém me avisou?

Achei a arquitetura dos prédios históricos idêntica à de Roma. E todas essas estátuas decorando os prédios, e as colunas gregas... Olha a estátua do Mozart como exemplo:

E a cidade é toda cheia de palácios, pois foi a capital do império áustro-húngaro. Essa é uma parte de um deles:

Não tive tempo de entrar em nenhum palácio ou museu. Minto, entrei no parlamento, mas isso provavelmente vai ficar para outro post. É muito museu! É coisa para você visitar um em cada dia, com calma, e não ficar correndo para ver tudo em um dia. Deixei isso para o dia que puder voltar lá, até porque já entrei em palácios em outras cidades.

Na foto acima é a ópera, um prédio muito bonito e do qual eu esqueci de tirar foto da fachada! Aí é a lateral. Mas essa foto ajuda a representar porque eu achei esse centro histórico de Viena uma cidade régia. É tudo tão grande e majestoso, tudo tão esbanjando a riqueza que um dia existiu ali. Eu não entendo bem de arquitetura para saber o nome do estilo desses prédios (será renascentista? XD), só sei que é um estilo que não me agrada muito. Acho muito mais bonito neo-gótico. Então como tem muitos prédios assim, e tudo de cor tão clarinha, me deu uma sensação de distância.

Em compensação, tem predios que são diferentes. Abaixo estão as fotos da prefeitura e da catedral respectivamente.


Foto da catedral tirada da wikipédia, pois a imbecil não tirou foto desse ângulo.>

Acho muito mais bonito assim. E o que são essas florzinhas nas janelas da prefeitura? Que coisa mais linda! Estava acontecendo um festival de cinema da frente da prefeitura, por isso o telão.

Aqui abaixo é um monumento que foi presente da Rússia pela proclamação da república da Áustria (está certo isso? Eu lembrei do que o guia falou? hehe). À noite a luz da fonte fica mudando de cor. E só a nível de informação, eu fui parar nesse lugar à noite porque estava perdida!

Aqui é só mais um exemplo de prédio. Porque eu sou estranha e fico tirando foto das ruas para eu me lembrar de como elas eram anos depois, pois minha memória não é tão boa como deveria ser e eu esqueço.

Gostei de poder ter voltado a falar alemão. É que estou com um grupo de falantes nativos do inglês, portanto estou só ouvindo essa língua com os mais diversos sotaques nativos, acompanha pelo humor deles (que, a propósito, não me agrada). Me sinto tão melhor com o idioma alemão! Ainda mais ouvindo um sotaque novo e divertido.

Tinha chegado à conclusão de que minha impressão sobre Viena era de que eu voltaria a fins de turismo, para visitar os museus e palácios, mas não moraria lá. Agora já tenho uma outra ideia. A de que eu sou meio nômade, de que meu negócio é mudar, e não olhar para um lugar e achar que deveria permanecer ali ou não.

Um comentário:

  1. Putz, eu já sou do perfil que ama essa arquitetura vidas passadas. Acho que moraria em Viena Paula... meio romannnnnnce!
    Bjs

    ResponderExcluir