15 de abril de 2014

Game of Thrones S04E02 The Lion and the Rose

Gostei tanto do episódio de Game of Thrones de ontem que quis assistir de novo e escrever minha opinião sobre cada núcleo. Comentários sobre os livros, lógico, então não leia se não quiser um pouquinho de spoilers.

Tyrion e Jaime conversando sobre a mão - No livro Tyrion nem sabia que Jaime tinha sido amputado até bem mais para frente, tanto que quando eles se encontram e Tyrion faz aquela piada “Noseless and Handless, the Lannister boys” foi bem depois do casamento e do julgamento. Agora não vai acontecer nas mesmas circunstâncias, porque como adiaram a volta do Jaime na temporada passada, eles precisavam se encontrar antes. Achei a troca do Ilyn Payne pelo Bronn bem plausível.

Ramsay e Roose - os dois muito bem interpretados. Adorei terem colocado a Fat Walda. Ela só precisava ser mais alegrinha. Também adorei Roose chamando o Ramsay de Snow, e Ramsay caçando com as meninas. Espero que façam o detalhe de ele nomear o próximo cachorro de Tansy. Aliás, esse ator que faz o Ramsay é perfeito para o papel.

Reek - Na cena em que o Theon faz a barba dele reparei que Theon ainda tem todos os dedos das mãos. Na série o Reek está bem arrumadinho. Ele parece só psicologicamente mudado. No livro o cabelo dele fica branco, ele perdeu vários dentes e dedos, e é irreconhecível. Mas nós não vemos o Reek no 3º livro, só direto no 5º, então acho uma ideia interessante se tentassem fazer uma transformação dessas aos poucos, em vez de já avançar com a história do núcleo deles, porque senão na próxima temporada não vai ter história.

Ramsay conversando com Locke sobre cortar a mão do Jaime - ok, refrescando a memória… Locke é uma substituição para o Vargo Hoat então isso é uma desculpa para eles terem destinos diferentes. Fui relembrar o que tinha sido do Vargo Hoat no livro. O Roose Bolton não gostou de ele ter cortado a mão do Jaime e quis se livrar da culpa, deixando o Vargo se ferrar quando Tywin descobrisse. A Brienne arranca a orelha dele e depois, a mando do Tywin, Harrenhal é invadido pelo Montanha, que corta as mãos e pés do Vargo, e depois o mata. Agora Locke está junto com Roose e virou amiguinho do Ramsay. Tywin não vai fazer nada com o Locke? O único destino seria o Roose entregar o Locke para o Tywin, mas por que levá-lo até o Dreadfort para isso?

Entrega de presentes - adoro quando se preocupam em colocar detalhes do livro que não tem importância, só para deixar fiel. Como Tyrion dando o livro para Joffrey e Joffrey picotando o livro. Ótima a cara da Sansa quando Joff agradece.

Shae - WTF? Já faz tempo que a Shae tem essas ceninhas de ciúme. Pra quê? Está parecendo que ela gosta mesmo dele. Não, gente, assim não… Pra quê mudar isso?

Stannis, Selyse e Melisandre - Gosto mais da Selyse na série que no livro. E esse cara que faz o Stannis é ótimo. Mas eles estão até parecendo um casal… no livro isso é a última coisa que eles parecem. Achei essa cena boa para introduzir o deus vermelho e a Shireen. Reparei na Mel dizendo que só existe um inferno, onde vivemos agora. Procurei o que sabemos sobre o deus vermelho nos livros e não encontrei nada sobre essa história de inferno.

Bran - fiquei muito feliz com essa cena. Uma das coisas tristes da série é a parte do Bran ser tão sem graça, quando no livro é uma das partes mágicas da história. Na primeira temporada, quando o Bran acorda após ter caído, foi uma pena terem cortado a visão dele, então gostei de terem colocado agora uma visão (o conteúdo foi meio vago, mas visualmente foi bom). Também gostei de mostrarem a weirwood (como chama essa árvore em português?) com o rosto. Até aparece isso nas outras temporadas, mas só os fãs prestam atenção nesses detalhes. Conheço uma pessoa que viu o rosto pela primeira vez no final da 3ª temporada e perguntou o que era. Absurdo né… isso é explicado e está presente desde o 1º capítulo do 1º livro.

Queen of Thorns no casamento - Lady Olenna é sempre ótima. Usaram uma conversa entre ela e o Tywin pra introduzir o Iron Bank of Braavos, que já vai “aparecer” nessa temporada, porque escalaram um ator para o funcionário deles. Depois a rainha de espinhos conversando com a Sansa. Reparei nisso só assistindo pela segunda vez. Trocaram a rede do cabelo da Sansa por um colar. Lady Olenna mexendo no cabelo da Sansa e tirando uma pedra do colar bem no cantinho…

Personagens juntos no casamento - bem legal como deram um jeito de todo mundo se encontrar no casamento. Oberyn dando em cima do Loras, que esbarra no Jaime. Brienne cumprimentando Margaery e Joffrey e conversando com Cersei. Coisas que nunca acontecem nos livros, mas que foram interessantes de ver. Aliás, adoreeeei a Cersei dizendo que a Brienne ama o Jaime e fazendo uma ceninha de ciúme. Isso é bastante implícito nos livros, então eu considerei uma confirmação essa fala num episódio escrito pelo próprio GRRM. A Cersei nos livros nem repara na existência da Brienne, até bem no final do 5º, quando descobre que o Jaime não aparece porque foi atrás de uma mulher.

Conversa entre Tywin, Cersei, Oberyn e Ellaria - todas as falas fantásticas! Todas lembrando as pessoas de coisas sobre a história. Só fico em dúvida se quem não leu entende essa história da Myrcella estar em Dorne, e como isso é vantajoso para quem.

Atores anões lutando a guerra dos cinco reis - Fala sério, muito melhor que no livro! (Embora eu tenha lido que eles foram atrás de alguém que montasse um porco, mas acharam muito ruim para o porco.) Cheio de detalhes, muito bom mesmo.

Morte do Joffrey - agora eu vi! Joffrey bebe o vinho e põe a taça na mesa da Queen of Thorns. Depois quando ele pega a taça de volta a câmera mostra ela olhando para a taça. Também percebi a deixa para parecer que foi a Sansa. Achei a maquiagem dele meio assustadora demais… mas afinal, é o casamento roxo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário