9 de janeiro de 2015

Primeiro cachecol de tricô

Alguns dias atrás me interessei por aprender tricô. Sempre gostei de trabalhos manuais, mas nunca me dediquei a nenhum. Nem nunca tinha pensado em tricô, porque achava que devia ser chato, ser coisa de velho. Aí, vendo alguns vídeos, me interessei e comecei a aprender.

Encontrei essa receita no youtube e resolvi fazer como meu primeiro projeto, porque me pareceu simples o suficiente para um iniciante:

Confesso que tive vários problemas no começo. Não tirei fotos para documentar, mas foi muito interessante tentar resolver os problemas sozinha. Percebi que meus pontos não estavam ficando bonitnhos igual os do vídeo, estava saindo uma bagunça sem desenho definido e eu não sabia por quê. Talvez isso possa ajudar outra pessoa que esteja começando. Cheguei à conclusão de que o problema era que eu não sabia fazer os pontos meia e tricô direito ainda. Eu achava que sabia, mas eu estava passando a linha pelo lado errado em alguma parte do ponto. Ou fazendo a laçada do lado errado, ou tirando o ponto da agulha do lado errado, não sei. Os pontos meia e tricô são iguais, só que um é para um lado e o outro é para o outro, então quando uma iniciante como eu vou alternando os dois, eu posso ter me confundido e nem percebi. Procurei vídeos no youtube sobre como fazer esses pontos e isso me ajudou a recapitular.

Outro problema que aconteceu no começo foi que milagrosamente apareciam mais pontos na minha agulha. A receita diz para fazer 21, mas de repente eu tinha 23 pontos, 26, até que uma hora eu tinha 35 pontos na agulha! Gente, não é possível... Acho que desmontei meu cachecol umas 4 vezes, fiz todos os pontos com cuidado para pegar a linha do lado certo e continuava aumentando o número! O que aconteceu? Eu aprendi a tricotar à portuguesa, ou seja, com a linha no pescoço (não sei se isso acontece com quem está aprendendo a tricotar com a linha atrás da mão, à continental), então a linha estava puxando o ponto na minha direção, deixando-o torcido, e eu não percebi. Aí quando fui tricotar esse ponto, eu estava olhando para a parte de trás dele, que estava torcida na minha direção, e não para a parte de cima do ponto, como deveria ser. Talvez seja difícil entender isso sem uma foto, mas acho que se alguém estiver tendo esse problema, a pessoa vai acabar enxergando. O que eu fui foi começar a colocar o dedo em cima da agulha direita, para impedir que os pontos torcessem para frente.

Depois de começar a prestar atenção nesses dois problemas, o cachecol começou a sair certinho. Só não me preocupei muito em corrigir todos os erros no produto final porque era mais um teste mesmo, então não liguei que desse para ver alguns pontos errados.

Outra coisa, o tamanho. Na receita ela coloca 21 pontos, mas eu não me toquei que a minha lã era mais fina que a dela, então meus 21 pontos ficaram menores que os dela. Como eu não ia desmanchar nem comprar outra lã para esse projeto teste, fiz assim mesmo e ficou um cachecol de criança. E como o meu ficou menor que o da receita, também não obedeci o número de carreiras. Vi a olho a largura da listra que gostei e fiz assim, com 14 carreiras em cada listra.

Na hora de arrematar também procurei um vídeo sobre isso.

Como já estava mais habilidosa em fazer os pontos, fiz o método mais difícil, o último, e deu super certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário