26 de janeiro de 2015

Início de projeto de cobertor

Resolvi começar a tricotar um cobertor de patchwork. Vou fazer vários quadrados e depois costurá-los. Cada quadrado terá uma cor e um ponto diferente. Assim eu posso treinar trabalhar com lãs diferentes e treinar os pontos, já que posso fazer um ponto novo em cada quadrado. Cada quadrado tem uns 26 cm e eu pretendo fazer o suficiente para cobrir minha cama de casal e sobrar dos lados. Vai demorar, eu talvez queira desistir, mas paciência é uma virtude =)

Por enquanto fiz dois quadrados. Compreis algumas lãs diferentes e resolvi começar com essa lã preta com pelinhos.

Cara... agora descobri porque nos outros blogs sempre dizem para iniciantes não usarem essas lãs diferentes. O negócio é horrível de se trabalhar!Não dá para enxergar nada que você está fazendo e ela escorrega da agulha. Fiz ponto arroz, e acho que errei alguns, mas tanto faz, porque não dá para ver nada mesmo!
O quadrado ficou meio torto no final. Não sei se vou precisar blocar ou se quando eu costurar tudo, ele vai ficar mais certo.

O segundo quadrado foi com essa lã azul com outro tipo de pelinho, que eu já não tenho mais ideia de por que comprei.

A lã não escorrega como a primeira, mas esses pelinhos são insuportáveis! Eles enroscam em tudo! Deixam o fio difícil de puxar porque enroscam neles mesmos. E a torção desse fio não é muito boa. Várias vezes, quando eu conseguia desenroscar os pelinhos, via que só tinha pegado metade dos fios da lã.
Fiz ponto jersey, e aprendi que é melhor fazer o ponto tricô beeem solto, senão quando for fazer o ponto meia do outro lado, vai estar muito apertado. Já para fazer o tricô não tive dificuldade.
Achei que os pelinhos da lã ficaram mais cheios do lado tricô que do meia, então vou usar esse lado para cima. E nunca mais usar essa lã de novo. O problema é que tenho mais 2 novelos dela de outras cores, e agora vou ter que usar.

Espero que essas dicas possam ajudar outro iniciante no tricô. Vou continuar documentando meu processo de aprendizado com esses quadrados aqui. E agora o próximo será com uma lã normal, porque dessas já deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário