24 de abril de 2012

O italiano e eu

Em 2007 eu já tinha estudado um pouco de italiano (2 meses, o básico do básico, mas esqueci quase tudo), ai agora retornando para a Itália (re)aprendi algumas palavras. Acho italiano uma língua tão fácil de se entender! Não sei se é porque eu já tenho conhecimento de outras línguas, mas entendi muitas coisas que as pessoas falavam que não tinha aprendido antes e que não são tão parecidas com o português. Acho que se um dia eu quisesse vir morar na Itália para estudar o idioma, ia ganhar fluência rapidinho.

Aqui vão algumas palavras que (re)aprendi:
Destra e sinistra = direita e esquerda (amei a palavra “sinistra”!)
Guanti = luvas
Fermata = estação de metrô
Trovare = encontrar-se (de algo estar em algum lugar, não de encontrar uma pessoa)
Prego = pois não, de nada, aqui está (sei lá, prego quer dizer qualquer coisa!).
Voglio = quero
Questo, questi, questa, queste = este, estes, esta, estas
Uscita = saída
Ingresso = entrada (cansei de falar para minha mãe que é o ato de entrar em um lugar, não o papel que a gente compra para entrar!)
Grazie = obrigada
Scuzi, scuza, scuzo, pardone, permesso = perdão, licença (não sei bem a diferença entre eles, sei que ouvi todos)
Piano = andar (de prédio)
Ensieme = junto
Adesso = agora
Sconto = desconto
Arrivederci = see you
Conoscere = conhecer
Chiamare = chamar
Sorvegliare = vigiar
Chiesa = igreja
Chiuso = fechado
Ciliegia = cereja
Abilcocca = damasco
Spremuta = suco natural
Succho = suco industrializado (pois é)
Pesca = pêssego

Sou um pouco suspeita para falar, porque adoro aprender línguas, mas achei bastante divertido tentar falar italiano. Só não estudei mais antes porque sempre fui de escolher as coisas incomuns (vide metade das pessoas querer aprender francês e eu gostar de alemão, hehe). Só achei um pouco ruim porque eu juro que queria tentar falar as coisas em italiano e não em inglês. Só que algumas pessoas – comerciantes – sabiam que éramos estrangeiros e, mesmo que eu pedisse as coisas em italiano, respondiam em inglês. Eu sei, querem ajudar, mas... Já quem não é comerciante nem sempre fala inglês, ai era eu que perguntava numa mistura de inglês/italiano/português (com pergunta difícil não tinha como escapar) e eles que respondiam em italiano!

Bom, tenho muitas coisas para falar no blog, então vai ser um assunto por post. O blog vai ficar desatualizado com relação ao tempo real em que as coisas aconteceram, mas assim fica mais organizado. Comentem!

5 comentários:

  1. AMEI italiano! Acho tão charmoso e já tenho minhas palavras prediletas: "Conoscere" e "Scuzi". rs Quero fotos e não vejo a hora de você chegar em Paris. Procure apartamentos porque estou de mudança! rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ani, quem diria hein! Você deu um "pulinho" na Itália, então? *-* Deve ser incrível você estar num outro país e conseguir entender um pouco a língua, mesmo tendo estudado pouco, né?
    Mas me dica, os italianos são bonitões? aahhauhua
    Quanto tempo você fica aí? Ou só está de passagem? Posta fotos também Ani *-*

    Beijossssss :****

    ResponderExcluir
  3. Ao contrário de você, eu sempre tive dificuldade para línguas. Daí, talvez, eu achar o italiano quase sempre difícil de compreender quando, em filmes normalmente, eu ouvia a língua. Só se tornava mais compreensível se comparado aos idiomas da Europa oriental. :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais difícil entender em filmes do que quando você está na Itália escutando coisas do dia a dia e tentando se comunicar em italiano.

      Excluir
  4. Super me empolguei, afinal italiano será minha próxima língua :) Decidido! rs
    Estou gostando mto do blog Ani. Gde beijo!

    ResponderExcluir