26 de abril de 2012

Trânsito de Roma

Uma palavra: caótico.

Pensei em comparar com o trânsito de São Paulo. Não. Dirigir em São Paulo é estressante porque você perde muitas horas parado, mas na minha opinião o trânsito é organizado; o que atrapalha são os motoqueiros. O trânsito de Roma é muito pior que o de São Paulo.

Tentei tirar uma foto, mas na hora que tive essa ideia o trânsito já estava tranquilo:
trânsito de Roma

Aqui em Roma os carros fecham o cruzamento direto. Em avenidas em que os carros estão passando em alta velocidade, outros motoristas fazem o retorno no meio da pista, vão entrando mesmo. Se estiver parado, eles cortam pelas laterais, mesmo que isso os faça ficar parados na contra-mão. Os pedestres atravessam esteja o sinal aberto para eles ou não, os carros também, e vi um motoqueiro buzinando, quase atropelando um mar de pedestres. Imaginem umas 50 pessoas atravessando uma rua estreita. Agora imagine um motoqueiro educado descendo a buzina e passando pelo meio. Também vi motoristas que não respeitam o desenho das faixas na rua e andam em qualquer lugar. Fora que eles buzinam o tempo todo.

Não sei se isso é normal e só eu que não estou sabendo, mas achei estranho os carros estacionados em cima da calçada. E estacionados tortos, alguns com a parte de trás no meio da rua (se fosse em São Paulo já tinham batido ou no mínimo arrancado o espelhinho).

Isso tudo próximo ao centro, que foi onde eu estava. Achei até vídeo no You Tube sobre o trânsito romano! Há muitos outros bairros mais espaçosos na periferia, mas lá já não sei como funciona. Achei uma coisa interessante sobre isso no Google: Roma foi a primeira cidade a implantar um rodízio de veículos. Já na Roma antiga as carroças (caminhões da época) só podiam circular depois das 15h, segundo ordem de César. Então elas passaram a circular à noite, o que pertubou o descanço das pessoas.

Ah, tem uma coisa que me intrigou:


Como faz para sair daí? Desculpa, mas eu não consigo!

2 comentários:

  1. Caraca, olha essa vaga! Os carros parecem menores por lá. rs Mesmo com esse transito todo, ainda acho um charme as ruas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são menores mesmo, mas vou comentar isso depois. As ruas do centro histórico são um charme sim. Na periferia elas são normais, mas o transito chega a ser engraçado de tao bizarro (para quem nao está nele).

      Excluir