24 de julho de 2012

Curtas, parte 3: ingresso gratuito

Eu juro que tento, mas alimento o esteriotipo do brasileiro e não consigo ser organizada. Organizada nos mínimos detalhes. Por exemplo, semana passada eu troquei de bolsa. Não comprei uma bolsa nova, só resolvi que no dia seguinte ia sair com outra bolsa, e para isso precisava transferir todos os objetos de uma para a outra.

Lógico que durante esse processo eu me distraí, olhei o computador, mexi em outras coisas, então a bolsa não recebeu atenção máxima. Lógico, eu esqueci de transferir um ítem importantíssimo: a carteira. Aí, no dia seguinte, como eu tinha aula só à tarde e o tempo estava duvidoso, resolvi ir num dos museus da minha lista de coisas a fazer, o museu da tecnologia. Cheguei lá toda feliz de conhecer uma rua nova de Berlim, e um metrô novo também, e por ticar um ítem da minha lista. Mas na hora de pagar o ingresso, cadê a carteira? Eu pedi licença para a mulher do caixa e disse que ía procurar meu dinheiro. A mulher atendeu outras pessoas, e depois virou para mim e perguntou se eu já tinha achado.

- Não, eu esqueci a minha carteira -, eu disse. Ela começou a mexer no caixa, tirou um ingresso e quis me dar.
- Mas eu não tenho dinheiro -, eu respondi, já louca de ter perdido a viagem.
- Eu sei! - disse a mulher mal-humorada. - Mas esse ingresso é para a senhora.
- É, mas eu não estou entendendo...
- A senhora está esperando alguém?
- Não.
- Então é um ingresso gratuito, já que a senhora esqueceu a carteira - disse ela com o mal-humor ainda maior. - De vez em quando a gente faz isso!

Eu aceitei o ingresso chocada. Sério. Agora chocada por que, eu não sei. Por ela ter me dado o ingresso, quando a reação de muitos outros alemães seria de "problema seu". Ou por ela ter feito uma cortesia com mal-humor? Quando a gente é gentil a gente tenta demonstrar isso. Eu nunca tinha visto uma cortesia feita brava desse jeito, como se eu não ter entendido que era um presente a tivesse irritado.

De qualquer forma, não estou reclamando. O museu foi super interessante, mas os alemães são cada vez mais incompreensíveis.

2 comentários:

  1. Cada vez mais eu gosto dos Curtas! rs Que raio de gentileza é essa feita de cara feia?? Mas tbm, pega logo o ingresso e sai de fininho!!! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Difícil de entender. Eu só agradeci, mas tive mesmo a sensação que a mulher ficou brava comigo.

      Excluir