5 de julho de 2012

Warnemünde

Quem ia imaginar que os alemães tem praia? Pois é, eles tem, e praia com areia. Agora, se faz sol nessa praia, já é outra história! Hoje o tempo não está bom, como não estava quando fui para essa cidade no Ostsee chamada Warnemünde, mas não está frio, somente nublado ou chovendo. A viagem já estava programada, então fui mesmo com o tempo não muito favorável.

A cidade é um ovo, lógico. Possui um centrinho com casas com arquitetura tradicional, muitas lojas de turista e lojinhas de roupa. Essas são algumas das casas e lojas:

Andando um pouco, chegamos à beira da praia, onde tem restaurantes, mais lojas, muitos turistas e um farol. Dá para subir no farol, mas, por mais barato que fosse, eu não quis gastar meus joelhos numa escada estreitinha para uma vista menos impressionante do que outras que já vi (depois de subir na Siegesäule, nunca mais!).

As lojinhas, principalmente uma ao lado do farol, são cheias de lembrancinhas com temáticas de mar e de navegação. Uma gracinha! Mas me lembrou muito os objetos de decoração dos restaurantes de Santos. Esses timões, nós de marinheiro, gaivotas, conchas, pedrinhas, peixinhos e etc. Tinha uma quantidade relativamente grande de pessoas na cidade; a maioria comprando ou comendo. E as gaivotas realmente estão presentes na cidade. Vi várias!
E agora vamos à praia:

Ok. Não é nenhuma praia paradisíaca, mas eu acho que num dia de sol e quando você não tem nenhuma outra possibilidade de praia (porque mora na Alemanha!), é uma boa opção. Tinha até um escorragador inflável montado por um restaurante e algumas cadeiras de praia. Mas realmente as pessoas não compareceram, porque o tempo não estava bonito. Apesar disso, vi uma ou outra família com crianças e barracas montadas. Os alemães têm mania de montar barracas de acampamento na praia em vez de levar um guarda-sol. Já comentei com uma pessoa que acho isso meio engraçado. Ela simplesmente não consegue entender o porquê. Ela disse que é para proteger as crianças do vento. Mas nas praias do Brasil não tem vento? Não tem vento tanto no frio quanto no calor? E eu não sou lá muito expert em praia, mas nunca vi barracas de acampamento na praia.

Achei estranho ter visto várias água-vivas boiando bem no rasinho. Deviam estar mortas. Ou sei lá. Mas como vou saber? Só sei que tenho medo desse bicho e que não entraria nessa água nem morta, por paranoia de enconstar em alguma, mesmo que morta.

2 comentários:

  1. MEO DEOS!!! Aguas vivas boiando no raso? MORRRAMMMM!!!! Odeio elas, desde Perubas Beach e o incidente da queimadura. Lembra do saco plástico que grudou na minha perna e eu achei que fosse o DEMO me puxando pro inferno???? Erro!!!
    Essa praia não é tem lá uma cara mto agradável hein... zero vontade de entrar no mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estava muito agradável porque o tempo estava ruim, mas eu ACHO que com sol deve ser legal. Nunca se compara ao Brasil, mas entenda o que eu quero dizer: melhor que nada!

      Tb odeio agua viva! Eu entro em desespero qdo encosto em uma morta.

      Excluir