25 de julho de 2012

Schloss Charlottenburg

O Schloss Charlottenburg (schloss = castelo) é um dos lugares mais bonitos de Berlim, na minha opinião. Foi construído em 1699 por ordem de Frederico III para sua mulher Sofia Carolina (tradução dos nomes de nobres às vezes dói...) como palácio de verão e possui um jardim no estilo barroco, rodeado por um parque. Eu adoro parques, então sou meio suspeita para falar. O castelo foi parcialmente destruído na 2ª guerra, então não sei realmente o que é original e o que não é. As fotos abaixo são do primeiro andar. Já no segundo andar as paredes eram todas lisas, só com algumas pinturas e móveis, justamente por causa do bombardeiro. É uma pena.

Dá pra chegar lá de ônibus partindo da estação Zoologischer Garten, mas a besta aqui resolveu fazer um caminho mais "legal" e andou para caramba. E esse foi o primeiro dia de quase sol desse mês. Faz uma semana. E isso porque também choveu nesse dia. Bom...
E aqui é o interior do castelo. Achei esse salão de madeira muito bonito.

Todo o andar inferior do castelo é cheio de detalhes, de paredes ricas e molduras riquíssimas, de quadros, de móveis antigos que hoje seriam considerados pequenos, e de várias outras coisas que eles devem ter tentado preservar ao montar o museu.
Detalhe para essa sala de porcelanas. Isso foi só uma parede, pois as outras também eram cheias de vasos e não couberam na minha foto.

Esse quarto era o vestiário da tal da Sofia Carolina. Vários dos quartos eram alguma coisa dela, afinal o palácio era só para ela!

Aqui a visão de trás a partir do jardim.

A foto desse lugar é uma das minhas preferidas. Claro que minha câmera não é lá aquelas coisas, mas vi a mesma foto com a câmera profissional do meu amigo e quase caí de costas.

E essa foto é de um dos anexos do castelo, que eram casas separadas, e que hoje são também museus. Um é um museu de porcelanas, outro possui pinturas e uma exposição sobre decoração naquela época. Fotografei todos os quadros. Afinal, eu paguei pela licença de fotos, então tinha que usar! Mas ninguém merece eu ficar postando isso aqui no blog! Só fotografei esse salão e outras coisas do gênero para eu me lembrar de como elas eram quando ver essa foto anos depois, pois minha memória é fraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário