2 de maio de 2012

Foro Romano

Uma das coisas que eu acho incríveis sobre Roma é como coisas de 2 mil anos atrás convivem com coisas atuais. Como tem uma avenida cheia de trânsito e coisas do nosso dia a dia, e exatamente ao lado disso tem um monumento milenar. Aqui no Brasil a gente não tem muita ideia de como são esses monumentos, porque aqui não existem muitos, muito menos nada com 2 mil anos de idade. A gente aprende na escola sobre a Idade Média, os imperadores, as guerras, e coisas que na nossa cabeça fazem parte do mundo irreal das coisas que somos obrigados a estudar na escola. Da primeira vez que vi um grande monumento ou uma catedral fiquei num pequeno estado de choque com como uma coisa daquela pode ter sido feita por pessoas irreais do livro de história e pode estar ali para provar que aquelas pessoas irreais foram reais como eu. Que aquela história não era só um capítulo de um livro, aquelas cidades existiram como existem as cidades onde nós moramos hoje.

É só na minha cabeça que isso acontece?

O Foro Romano são as ruínas da cidade de Roma. Agora são só um monte de pedras destruídas, mas antes era a sede do império romano. Só isso. Essas ruínas eram templos, prédios administrativos, mercados, era aqui a cidade onde as coisas aconteciam.

O Foro Romano deve ser uma coisa chatíssima para quem mora em Roma, mas eu acho incrível olhar para isso e imaginar como era. 2 mil anos eu acho que exagerei, acho que tem só um pouquinho menos. Outra coisa que acho incrível é como eles fizeram para erguer essas colunas. Isso deve pesar toneladas, e naquela época não tinha guindaste. Como? =)

Aqui o contraste que mencionei no primeiro parágrafo:

É interessante também que a cidade antiga ficava bem mais abaixo do nível do solo da cidade atual. Será que as coisas foram soterradas, construídas uma em cima da outra, até chegar na altura em que está a rua hoje?

Julio César, e novamente o contraste:

Será que eram casas?

3 comentários:

  1. "Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo." Arquimedes.

    Por isso amiga.. por isso conseguiam fazer estas coisas tão gigantescas... Já me fiz essa mesma pergunta com as pirâmides... aí me lembrei do Arquimedes... só pode ser né?

    bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e muito conhecimento dessa época foi perdido.

      Excluir
  2. Muito contrastante Paula! Não sei se é a minha neurose, mas fiquei meio tensa com tanta história em pilastras e nadinha pra segurar. E se cai uma chuva forte e derruba os 2 mil anos?! Nervoso!

    Aqui no Brasil ía ter uma pixação escrita "trabahhhhha escravo". Vejo isso sempre nos muros de SP. Putos! Taí um lugar que eu quero mto conhecer! Talvez levasse uma pedrinha de recordação. (Tá vendo como sou brasileira??) rs

    ResponderExcluir